Migrando do PHP 4 para o PHP 5

Essa sessão de faq ajudará a você migrar do PHP 4 para o PHP 5.

Migrando do PHP 4 para o PHP 5

Apesar do PHP 5 oferecer muitas vantagens novas, ele foi feito para ser o mais compatível possível com as versões anteriores com poucas funcionalidades sendo perdidas no processo.

Leia o apêndice de migração para o PHP 5 deste manual pois ele contêm ainda mais informações no tópico de migração para o PHP 5.

O MySQL funciona no PHP 5? Ele parece ter desaperecido.

MySQL é suportado com apenas a modificação de não ser mais habilitado por default in PHP 5. Isso essencialmente significa que o PHP não inclui a opção --with-mysql na linha configure então você deve fazer isso manualmente quando compilando o PHP. Usuários do Windows editarão php.ini e habilitarão a DLL php_mysql.dll já que no PHP 4 essa DLL não existia, era simplesmente montada no seus binários do PHP para o Windows.

Além disso, as bibliotecas de cliente do MySQL não são mais bundled com o PHP. Mais detalhes nesse tópico são abrangidas no seguinte FAQ e leia também a seção MySQL para detalhes sobre instalação do MySQL. Um exemplo de linha de configure seria --with-mysql=/usr enquanto usuários do Windows precisarão do arquivo libmySQL.dll disponível no sistema.

Eu ouvi que o PHP 5 tem um modelo de POO inteiramente novo, o meu código em POO já existente funcionará? Onde eu acho informação sobre essas novas caracterísicas de POO?

A principal mudança no PHP 5 é o modelo de POO já que o PHP 5 agora usa o Zend Engine 2.0. A diretiva zend.ze1_compatibility_mode permite compatibilidade com o Zend Engine 1.0 (PHP 4).

O novo modelo de POO está documentado nas seções OOP language reference e OOP migration appendix.

Então, além do novo modelo de POO, o que mais foi alterado no PHP 5? Além disso, existe numa versão específica do manual do PHP para a versão 5?

Algumas poucos modificações exitem, veja o apêndice 5 de migração para detalhes. Não haverá uma versão específica do manual do PHP para a versão 5 já que o cerne do PHP ainda é o mesmo.

add a note add a note

User Contributed Notes 2 notes

up
0
gfrank at neoservers dot com
7 years ago
To get PHP5 and PHP4 to work at the same time you will also need to change all "php_value", "php_flag", "php_admin_flag", and "php_admin_value" occurences; otherwise, you can't set configuration file settings.
up
0
odnowa-sql at o2 dot no-spam pl
7 years ago
You can run PHP4 and PHP5 as Apache2 modules at the same time. The trick is to hack the sources a little bit.
Change all occurences of application/x-httpd-php (and MIME type for sources) to application/x-httpd-php5 and then add that mime type to apache conf.
To Top